Como conseguir tirar a CNH de graça?

0
112

Quer saber como conseguir tirar a CNH de graça? Então veja o que preparamos!

Tirar a CNH é o sonho de muitos condutores que desejam ter a liberdade de dirigir por onde quiserem. Porém, o preço desse documento acaba afastando a maioria deles. Mas você sabia que tem como conseguir tirar a CNH de graça?

Essa alternativa é uma das melhores escolhas para quem não tem dinheiro para bancar a CNH, mas mesmo assim é seu sonho tirá-la. Essa novidade foi divulgada pelo Governo Federal recentemente e traz alguns critérios para obtenção.

Sendo assim, criamos este texto para falar sobre como conseguir tirar a CNH de graça, os critérios e exigências. Portanto, para descobrir como, continue a leitura do texto abaixo e tire todas as suas dúvidas!

O que é a CNH gratuita?

A CNH gratuita é um programa oferecido por alguns governos estaduais do Brasil que possibilita que pessoas de baixa renda possam obter a Carteira Nacional de Habilitação sem pagar as taxas do processo de habilitação. 

Em geral, é ofertado um determinado número de vagas para cada Estado. Sendo assim, aqueles que chegarem primeiro terão preferência em relação aos que chegarem depois.

Via de regra, esse programa é destinado a estudantes de escolas públicas, desempregados, beneficiários de programas sociais, e pessoas de baixa-renda, que não dispõem de recursos para pagamento do documento. 

O objetivo é proporcionar oportunidades de emprego e mobilidade social para essas pessoas que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com os custos da habilitação. 

Sendo assim, é uma forma de oferecer oportunidades para que as pessoas possam buscar melhorias de vida.

Os candidatos ao programa precisam cumprir alguns requisitos e seguir um processo seletivo para ter acesso à CNH gratuita.

Quais são os requisitos para conseguir tirar a CNH de graça?

Tendo em vista que se trata de um programa com vagas limitadas, é necessário que os interessados cumpram com alguns requisitos básicos para se candidatar ao benefício.

A seguir, você confere uma lista completa dos requisitos exigidos pelo Estado para participação no programa CNH grátis:

  • Ser maior de 18 anos
  • Renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos
  • Saber ler e escrever
  • Sem emprego há pelo menos 1 ano
  • Está matriculado em escola da rede pública e ter bom desempenho estudantil
  • Ser beneficiário de algum programa social como é o caso do Bolsa Família
  • Estar com a inscrição no CadÚnico regularizada

Cumprindo as exigências determinadas pelo governo, você vai conseguir tirar a CNH de graça. Além disso, é importante deixar claro que cada estado pode definir as suas regras de liberação da CNH grátis.

Sendo assim, é possível que determinado estado mude as regras e exija outras condições. Logo, é importante verificar os requisitos do seu estado para dar início ao processo de solicitação da CNH grátis.

Quais são os Estados onde não dá para tirar CNH grátis? 

Como dito, a CNH grátis é uma opção dos governos estaduais. Em outras palavras, eles podem oferecer ou não a CNH grátis.

Sendo assim, existem alguns estados que não disponibilizam esse tipo de benefício para os seus moradores. Abaixo, você conhece tanto os que oferecem enquanto os que não oferecem a CNH grátis:

Estados onde você não pode tirar CNH grátis:

  1. Amapá
  2. Rondônia
  3. Tocantins
  4. Alagoas
  5. Pará
  6. Piauí
  7. Mato Grosso
  8. Mato Grosso do Sul
  9. São Paulo
  10. Minas Gerais
  11. Paraná
  12. Rio Grande do Sul
  13. Santa Catarina

Todos os demais Estados que ficaram de fora dessa lista oferecem CNH grátis como programa de Governo. Logo, se você reside em algum deles, basta procurar o Detran ou a prefeitura local para verificar as condições.

Por que tirar CNH grátis?

Tirar CNH grátis pode ser uma ótima opção para quem não tem condições financeiras para arcar com os altos custos de uma autoescola. 

Além disso, é uma oportunidade para quem deseja se profissionalizar na área de transporte, como motoristas de ônibus, caminhão, táxi, entre outros.

Outro ponto é que tirar a CNH gratuita pode ser uma forma de regularizar a situação de pessoas que já dirigem sem habilitação, evitando multas e possíveis apreensões do veículo. 

É importante ressaltar que os programas sociais de CNH gratuita possuem critérios e requisitos específicos para participação, por isso é importante se informar sobre as condições necessárias para se candidatar a esses programas.

Artigo anteriorAplicativos para tocar violão em casa
Próximo artigoAprender Crochê pelo celular: conheça os melhores aplicativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui