Como Solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Pessoas com Deficiência

0
50

Descubra como solicitar o Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência e confira os principais requisitos!

Uma dúvida muito comum da população diz respeito à forma como solicitar o Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência, principalmente porque esse benefício costuma ser confundido com a aposentadoria.

Porém, conforme veremos a seguir, o chamado BPC tem regras próprias e difere das aposentadorias em razão de uma série de critérios.

Sendo assim, criamos este guia para tirar todas as dúvidas dos leitores e mostrar como solicitar o Benefício de Prestação Continuada para Pessoas com Deficiência. Portanto, continue lendo e saiba mais.

O que é Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Pessoas com Deficiência?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa assistencial do governo brasileiro destinado a pessoas idosas e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

No contexto específico das pessoas com deficiência, o BPC é uma importante forma de apoio financeiro.

O BPC para Pessoas com Deficiência é um benefício no valor de um salário mínimo, pago mensalmente, que visa garantir o sustento e a inclusão social dessas pessoas. 

Nesse sentido, é importante destacar que não se trata de uma aposentadoria. Dessa forma, não há necessidade de ter contribuído com a previdência do INSS.

Além disso, o BPC não deixa pensão por morte e nem paga 13º salário.

Critérios para solicitar o BPC

Como solicitar o BPC
https://br.freepik.com/fotos-gratis/assistente-social-consolando-paciente-aposentado-deficiente-tocando-as-maos_18264749.htm#query=assistencia%20social&position=3&from_view=search&track=ais&uuid=cfdbe16b-41bb-4ecf-8b9f-ba8fc2af1841

Renda per capita: A renda per capita familiar deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Ou seja, a soma de todas as rendas familiares dividida pelo número de membros da família deve ser menor que 25% do salário mínimo.

Deficiência: A pessoa deve comprovar a existência de impedimentos de longo prazo (mínimo de dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que a impeça de participar de forma plena e efetiva na sociedade, conforme critérios estabelecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Inscrição no CadÚnico: Para concessão do BPC, o interessado deve estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal. Ademais, para os que já estão inscritos, o cadastro deve estar atualizado há pelo menos 2 anos.

Por fim, não é possível com outros tipos de benefícios, tais quais o seguro desemprego, pensão ou aposentadoria.

Como solicitar o Benefício de Prestação Continuada para Deficientes: passo a passo

Em geral, o processo de solicitação do BPC para deficientes segue alguns passos específicos. Por isso, reunimos cada um deles abaixo, confira:

1- Reúna a documentação necessária:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Título de Eleitor (se houver);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Laudo médico recente que ateste a deficiência e sua natureza, emitido por médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou por profissional particular, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

2- Processo de comprovação da renda familiar:

  • Cadastro Único para Programas Sociais (Cadastro Único) atualizado, que é um registro do governo federal que reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • Comprovantes de renda (contracheques, extratos bancários, etc.) de todos os membros da família.

3- Agendamento da perícia médica:

  • Agende a perícia médica no INSS. Isso pode ser feito através do telefone 135, pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS.

4- Comparecimento à perícia médica:

  • O beneficiário ou seu representante legal deve comparecer à perícia médica agendada, portando todos os documentos mencionados e outros que possam ser solicitados.

5- Acompanhe o processo:

  • Após a perícia médica, acompanhe o andamento do processo através do site do INSS, pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

6- Resultado e pagamento:

  • Após a análise do INSS, será divulgado o resultado. Caso o benefício seja concedido, o pagamento será realizado mensalmente.

Vale destacar que é imprescindível fornecer cada um dos documentos e informações solicitadas pelo órgão, de modo a evitar possíveis atrasos na análise e concessão do benefício.

Ademais, quaisquer dúvidas podem ser dirimidas pelo INSS.

Conclusão

Concluindo, temos que o BPC para Pessoas Com Deficiência é uma iniciativa extremamente importante, criada pelo Governo Federal para garantir a inclusão social e o apoio financeiro a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica causada pela sua deficiência.

Assim sendo, este guia buscou explorar o que é, critérios e como solicitar o BPC, de modo que as pessoas possam entender e se candidatar ao benefício.

Com o nosso passo a passo, tornou-se muito mais simples compreender as nuances por trás do BPC.

Portanto, ao seguir cuidadosamente essas etapas e manter a documentação atualizada, os beneficiários podem aumentar a eficiência do processo e garantir que recebam o suporte financeiro necessário para enfrentar os desafios associados às suas deficiências.

Leia também:
Brasil Sorridente, dentista de graça: como se inscrever

Artigo anteriorComo Acessar o Bolsa Família: Passo a Passo para Famílias em Situação de Vulnerabilidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui