Programa Brasil Sorridente 2023: saiba mais sobre essa novidade

0
132

Você conhece o Programa Brasil Sorridente 2023? Então venha conosco e descubra tudo sobre esse benefício social!

O Governo Federal vem implementando diversos tipos de programas sociais voltados a atender as populações mais carentes espalhadas pelo Brasil. Um deles é o Programa Brasil Sorridente 2023.

Esse programa está sendo ofertado nas Unidades Básicas de Saúde de vários municípios e tem como objetivo oferecer serviços odontológicos ao público que necessita se submeter a algum tratamento dental.

Sendo assim, se você ainda não conhece esse programa, vale a pena conferir algumas das principais informações que reunimos sobre ele. Portanto, a seguir, falaremos sobre o que é e como funciona o Programa Brasil Sorridente 2023. Assim, continue lendo e saiba mais!

O que é o Programa Brasil Sorridente 2023?

O Programa Brasil Sorridente 2023 é um benefício social criado em 2004, que tem como objetivo facilitar o acesso da população a diversos serviços odontológicos oferecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Todos esses serviços são prestados de maneira gratuita para quem precisar.

A ideia é oferecer tratamentos dentários gratuitos para a população mais carente, além de promover a prevenção e conscientização sobre a importância da saúde bucal. O programa também visa capacitar os profissionais da área e melhorar a infraestrutura dos serviços de saúde bucal oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Como funciona o Programa Brasil Sorridente 2023? 

Como dito anteriormente, o Programa Brasil Sorridente 2023 tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços odontológicos oferecidos gratuitamente pelo SUS.

Sendo assim, esse programa funciona através da estruturação e da expansão da rede de atendimento do órgão, de modo a oferecer serviços voltados à saúde bucal de maneira integrada e descentralizada.

Ele atua em diferentes frentes, desde a prevenção até o tratamento de doenças bucais. Além disso, promove inúmeras ações educativas com ajuda e apoio técnico e financeiro proporcionado pelos Estados e Municípios.

Sendo assim, tanto os Estados quanto os Municípios podem implementar o Programa Brasil Sorridente 2023 e desenvolver ações que facilitem o acesso pela população.

Quais são os serviços oferecidos? 

O programa Brasil Sorridente oferece vários serviços aos pacientes, como:

  • Aplicação de flúor
  • Restaurações dentárias
  • Canais
  • Extrações
  • Tratamento de cárie
  • Confecção e colocação de prótese dentária

É importante salientar que todos esses serviços são disponibilizados de forma totalmente gratuita aos pacientes que precisam deles. Sendo assim, as pessoas que buscarem os serviços não precisam pagar nada para realizar qualquer das opções mencionadas.

Critérios para participação no programa 

O Programa Brasil Sorridente 2023 é uma criação do Governo Federal. Todavia, muitas pessoas acreditam que é necessário cumprir alguns critérios para ter acesso aos serviços oferecidos pelo programa. 

Dessa forma, devemos esclarecer aos leitores que o Programa Brasil Sorridente não estipulou nem requisito ou critério para que as pessoas possam acessar os serviços.

Em outras palavras, qualquer cidadão que esteja precisando fazer uma restauração dentária, canal, extração, tratamento de cárie, confecção e colocação de prótese dentária, aplicação de flúor ou qualquer outro procedimento oferecido pode se deslocar até uma UBS e ter acesso ao serviço. 

Portanto, você não precisa comprovar nada para participar.

Contudo, é necessário ter em mente que muitas vezes, não há disponibilidade a todos os interessados, ou seja, algumas UBS não contam com esse programa. Assim, a participação do público está condicionada a disponibilidade do serviço em sua localidade.

Como participar? 

Esse programa foi criado especialmente para atender as populações carentes que não possuem condições financeiras de pagar por um dentista particular. Porém, isso não exime os demais interessados de terem acesso ao programa.

Sendo assim, se você quer participar, basta se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima e fazer um cadastro. Lembrando que é necessário que essa UBS ofereça serviços odontológicos.

Para tanto, você vai precisar do seu cartão do SUS, um documento de identificação com foto e CPF. Ao finalizar o cadastro, você pode agendar as consultas e os possíveis tratamentos.

Mas, é necessário ter em mente que, devido à grande demanda, os atendimentos podem demorar um pouco mais do que o esperado e você enfrente fila.

Artigo anteriorAplicativos para ver sua cidade pelo satélite
Próximo artigoPrograma Social Minha Casa Minha Vida 2023: o que é, como funciona e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui