Como conseguir a CNH social de graça? Confira o nosso guia completo

0
175

Descubra como conseguir uma CNH social de graça e alcance a liberdade que tanto desejar. Tudo isso e muito mais a seguir!

A CNH Social ou Carteira Nacional de Habilitação Social é um programa criado pelo governo para facilitar a obtenção da CNH sem pagar nada ou reduzir os custos e torná-los acessíveis à população carente.

Dessa forma, o programa tem como objetivo democratizar o acesso à CNH, possibilitando que pessoas de baixa renda possam conquistar esse documento tão importante para a mobilidade.

Assim sendo, no texto de hoje, explicaremos como conseguir uma CNH social de graça através de um guia completo. Portanto, se você está em busca desse documento, continue conosco na leitura do texto abaixo e descubra como conseguir.

Requisitos Necessários

como conseguir uma CNH social
Fonte: Pexels.com

Antes de dar entrada no processo, é essencial verificar se você atende a todos os requisitos estabelecidos para obtenção da CNH social no seu estado. 

Dessa forma, alguns desses critérios são:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Estad cadastrado nos programas sociais do governo, como o CadÚnico;
  • Renda familiar de até dois intervalos mínimos;
  • Nunca ter CNH tirada ou estar com documento cassado ou vencido;
  • Não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos 12 meses anteriores.

Como se inscrever no programa

Se você atende a todos os requisitos necessários, está na hora de se cadastrar na CNH social do seu estado. Sendo assim, essa inscrição geralmente é feita no CRAS/CREAS ou no próprio Detran.

Você precisa ficar atento aos editais de abertura das inscrições. Pois, esses órgãos costumam divulgá-las periodicamente.

Documentos necessários para inscrição 

Para realização da inscrição, serão solicitados alguns documentos, que incluem:

  • GR; 
  • CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Renda; 
  • Inscrição no CadÚnico;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais.

Portanto, certifique-se de estar com todos os documentos prontos para realização da inscrição.

Curso de Formação

Se você for selecionado para tirar CNH social de graça, você irá participar do curso de formação de novos motoristas em uma das autoescolas credenciadas do Detran.

O programa CNH social cobre todos os custos relacionados aos exames teóricos e práticos. Assim, durante o curso de formação de novos condutores, o aluno poderá aprender sobre os fundamentos da direção segura, regras de trânsito e lições demais.

Realização dos exames

Após finalizar a parte teórica do curso, o aluno passará por alguns exames, como exame médico e psicológico. Eles são obrigatórios para obter a CNH e são responsáveis ​​por garantir que o aluno esteja apto a dirigir.

Aulas práticas

Finalizados os exames médico e psicológico, o aluno dará início às aulas práticas de direção. Elas serão realizadas com o acompanhamento de instrutores da autoescola e o número variável de acordo com a legislação do Estado.

Prova de direção 

Após a conclusão bem-sucedida do curso prático, será necessário realizar o exame de direção, que visa avaliar suas habilidades como condutor. A obtenção da CNH Social está condicionada à aprovação neste exame.

Cumpre ressaltar que a CNH Social, em sua maioria, engloba a categoria B da habilitação, possibilitando a condução de veículos de passeio.

Ademais, é importante destacar que, caso haja interesse em obter habilitação para outras categorias, como motocicleta (A) ou caminhão (C), o candidato deverá arcar com os custos adicionais correspondentes.

Conclusão

Saber como conseguir uma CNH social de graça é uma ótima alternativa para quem está em busca de liberdade ou até mesmo uma vaga de emprego, mas não tem dinheiro suficiente para arcar com todos os custos.

Portanto, esperamos que o nosso texto tenha sido útil e possa ajudá-la finalmente a alcançar esse objetivo que irá trazer benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional!

Leia também:
Aprenda como consultar FGTS pelo celular

Artigo anteriorAplicativo de Renda Extra: melhores opções
Próximo artigoApp para medir glicose

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui