Carteira Digital de Trânsito: saiba como baixar o aplicativo grátis

0
112

Sabia que já existe a Carteira Digital de Trânsito e você pode acessá-la pelo celular? No texto a seguir, falaremos um pouco mais sobre esse documento. Confira!

Com o advento da internet, praticamente todos os dias surge uma novidade tecnológica que facilita a nossa vida e o nosso dia a dia. Uma das mais recentes novidades é a Carteira Digital de Trânsito ou simplesmente a CNH digital.

Esta nova modalidade de documentos está revolucionando a forma como lidamos com a nossa documentação de trânsito e permite muito mais comodidade e facilidade tanto na hora de acessar quanto na hora de obter a CNH.

Porém, muita gente não conhece essa novidade e acaba perdendo uma ótima oportunidade de tornar a sua vida mais simples. Dessa forma, criamos este texto para falar um pouco mais sobre a Carteira Digital de Trânsito e tudo que você precisa saber sobre ela.

Sendo assim, para conhecer essa nova modalidade de CNH, continue lendo o texto abaixo e descubra.

O que é Carteira Digital de Trânsito? 

De forma bastante simples, podemos dizer que a carteira digital de trânsito nada mais é do que um aplicativo onde você pode guardar o documento do veículo que esteja em seu nome, assim como a sua carteira nacional de habilitação.

Dessa forma, é um método muito mais seguro e prático de ter todos os documentos que você precisa para dirigir sempre perto. Além disso, é importante destacar que os documentos são válidos e possuem a mesma característica dos documentos.

Assim, você não precisa mais ter que andar com a sua CNH e o documento do veículo sempre que estiver dirigindo. Logo, isso traz muito mais segurança para o condutor no trânsito.

Para que serve a Carteira Digital de Trânsito?

Com a Carteira Digital de Trânsito, é possível acessar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) de forma digital, sem a necessidade de portar o documento físico.

Além de facilitar a vida dos motoristas, a Carteira Digital de Trânsito tem como objetivo diminuir a burocracia e agilizar os processos de trânsito no país. 

Com o aplicativo, é possível consultar a situação do veículo e da CNH, emitir a segunda via do CRLV e acompanhar as infrações de trânsito cometidas. 

Além disso, ela permite receber notificações sobre o vencimento da CNH, o licenciamento do veículo e as multas de trânsito, entre outras informações.

Dessa forma, a Carteira Digital é uma alternativa para os motoristas que desejam ter mais praticidade e segurança no dia a dia, pois permite que os documentos estejam sempre à mão, mesmo em caso de extravio ou roubo. 

Ademais, contribui para a preservação do meio ambiente, ao diminuir a quantidade de papel utilizada para a impressão dos documentos.

Quem pode utilizar esse serviço? 

Esse serviço foi criado pelo Governo Federal, no intuito de facilitar a vida dos condutores que não precisam mais ter que portar os documentos físicos ao conduzir veículos.

Dessa forma, podemos afirmar que qualquer pessoa interessada que possua CNH pode utilizar o serviço da Carteira Digital de Trânsito. Nesse caso, ela vai precisar apenas de um celular que leia QR code. 

Abaixo, você confere como fazer o procedimento para adicionar a Carteira Digital de Trânsito em seu telefone celular.

Como usar a Carteira Digital de Trânsito? 

Para usar a Carteira Digital de Trânsito em seu celular você precisa seguir os procedimentos abaixo:

Como gerar a CNH no aplicativo:

  1. Em primeiro lugar, é necessário baixar e instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu telefone celular. Ele está disponível tanto para telefones Android quanto iOS.
  2. Na sequência você precisa fazer o login no aplicativo utilizando o seu cadastro da plataforma do Gov.br.
  3. Após fazer o login, é necessário apontar a câmera do seu celular para o QR Code localizado na parte de trás da carteira de habilitação e em seguida tirar uma foto no próprio aplicativo. 
  4. Assim, ele fará uma comparação entre a sua foto e a foto presente no banco de dados do Detran, com a finalidade de confirmar a identidade.
  5. Por fim, o aplicativo requer a confirmação do CEP cadastrado na plataforma do Detran da localidade onde você tirou a sua CNH. 
  6. Dessa forma, se todos os dados estiverem corretos, o aplicativo irá gerar a sua CNH.

Como gerar o documento do veículo:

  1. Em primeiro lugar, você vai precisar do número do Renavam do veículo, que fica localizado na parte superior direita do documento. Além disso, também é necessário o código de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRVL).
  2. Após inserir esses dados no aplicativo, ele irá gerar de forma automática o documento do veículo para que você acesse sempre que quiser.

Quanto tempo demora para tirar a Carteira Digital de Trânsito? 

Tendo em vista se tratar de um procedimento feito pela internet, a disponibilização da Carteira Digital de Trânsito acontece imediatamente após a realização dos passos indicados no tópico anterior.

Dessa forma, assim que você completar todos os dados solicitados, o aplicativo gera automaticamente tanto a sua CNH quanto o documento do veículo.

Quanto custa tirar a Carteira Digital de Trânsito?

O serviço é disponibilizado de forma totalmente gratuita para os interessados. Sendo assim, você pode baixar o aplicativo na loja de apps do seu telefone celular, fazer o cadastro na plataforma do governo e utilizar o sistema.

Não é cobrada nenhuma taxa de cadastro ou emissão da CNH e do documento do veículo. Assim, você não precisa se preocupar em relação aos pagamentos.

Artigo anteriorAssistir futebol online: descubra onde acompanhar seu time pelo celular
Próximo artigoCarros usados mais baratos: conheça os aplicativos para consultar valores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui