Programa Dignidade Menstrual: saiba tudo sobre o novo benefício do Governo

0
43

Com o Programa Dignidade Menstrual, milhares de mulheres terão acesso gratuito a absorventes no país!

Uma das novidades deste ano divulgadas pelo Governo Federal foi o lançamento do seu mais novo benefício, chamado de Programa Dignidade Menstrual.

Este programa visa atender milhares de mulheres em todo o país, através de uma parceria entre o Governo e as farmácias populares para distribuição gratuita de absorventes higiênicos.

Assim sendo, criamos o texto abaixo para trazer tudo que você precisa saber sobre o Programa Dignidade Menstrual. Então, se ficou curioso(a), continue conosco nesta leitura e fique por dentro de tudo que nós preparamos!

O que é o Programa Dignidade Menstrual?

O que é o Programa Dignidade Menstrual
https://br.freepik.com/fotos-gratis/retrato-de-alegre-atraente-jovem-segurando-o-absorvente-interno-e-absorvente-interno_8738880.htm#query=absorvente&position=19&from_view=search&track=sph&uuid=5a9779d4-a835-41e5-a5cd-538bd185e1ef

O Programa Dignidade Menstrual é uma ação do Governo Federal, criada com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a naturalidade do seu ciclo menstrual, bem como promover a saúde através da distribuição gratuita de absorventes higiênicos.

De acordo com informações divulgadas, o programa pretende distribuir gratuitamente e de forma continuada os absorventes higiênicos para mais de 24 milhões de mulheres em todo o país, com idades entre 10 até 49 anos e que não possuem acesso a este item básico e fundamental.

Eles serão disponibilizados em todas as farmácias populares credenciadas. Sendo assim, basta procurar a farmácia mais perto de você e seguir os passos que iremos detalhar adiante.

Quem pode participar do Programa Dignidade Menstrual?

Os requisitos para participar do programa são bastante simples. Portanto, abaixo, você confere cada um deles:

  • Pessoa com idade que vale de 10 a 49 anos e que esteja inscrita no CadÚnico;
  • Renda mensal familiar que não ultrapasse o valor de R$218 por pessoa; ou
  • Seja estudante de baixa renda e esteja matriculada na rede pública de ensino; ou
  • Esteja em situação de rua.

Esses são os principais requisitos para participar do programa Dignidade Menstrual. Portanto, se você se enquadra neles e deseja ter acesso, siga os passos abaixo para tirar o seu absorvente na farmácia mais próxima.

Como tirar os absorventes grátis?

Assim como os requisitos, tiraram os absorventes grátis também é bastante simples e as mulheres que se enquadram nos requisitos mencionados anteriormente podem fazê-lo seguindo os passos abaixo:

  • Inicialmente, é necessário procurar uma farmácia popular credenciada;
  • Ao encontrar a farmácia credenciada, você precisa apresentar um documento de identidade com foto, CPF e a autorização emitida pelo Meu SUS Digital.

Portanto, esse é o passo a passo simples para que você possa se dirigir até uma farmácia e tirar gratuitamente os absorventes higiênicos oferecidos pelo programa.

Sobre o Meu SUS Digital

O “Meu SUS Digital” é uma iniciativa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, que visa fornecer aos cidadãos uma plataforma digital para acessar informações relacionadas à sua saúde de maneira mais fácil e conveniente. 

O Meu SUS Digital faz parte dos esforços para modernizar o sistema de saúde pública e proporcionar maior transparência e acessibilidade aos usuários do SUS. Aqui estão alguns aspectos gerais relacionados a essa iniciativa:

Acesso a Informações Pessoais: A plataforma Meu SUS Digital possibilita que os usuários acessem informações pessoais relacionadas à saúde, como histórico de consultas, exames realizados, vacinas tomadas, entre outros.

Consulta de Agendamentos e Exames: Os usuários podem verificar se têm consultas médicas agendadas, consultar resultados de exames laboratoriais e radiológicos, contribuindo para uma gestão mais eficiente e informada da própria saúde.

Registro de Vacinação: A plataforma permite que os usuários acessem informações sobre o seu histórico de vacinação, contribuindo para a promoção da imunização e o controle de doenças.

Acesso a Serviços Online: Além de consultar informações, o Meu SUS Digital pode incluir funcionalidades que permitem aos usuários realizar agendamentos online, quando disponíveis, facilitando o acesso aos serviços de saúde.

Disponibilidade de Aplicativo: Em alguns casos, o Meu SUS Digital pode estar disponível por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, proporcionando maior comodidade para os usuários acessarem suas informações de saúde a qualquer momento.

Segurança da Informação: A segurança e privacidade das informações dos usuários são aspectos críticos, e iniciativas como o Meu SUS Digital devem adotar medidas rigorosas para garantir a proteção desses dados.

Assim sendo, é necessário acessar a plataforma e realizar o cadastro para emitir a autorização solicitada pelo Programa Dignidade Menstrual. 

Leia também:

Brasil Sorridente, dentista de graça: como se inscrever

Artigo anteriorPrograma Inclusão Digital: Os Benefícios do Programa de Conectividade para Famílias de Baixa Renda
Próximo artigoPrograma Minha Casa Minha Vida: Conheça os Requisitos e Benefícios do Subsídio Habitacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui